Descartar o óleo de cozinha de maneira inadequada, nas redes de esgoto e/ou no lixo comum, provoca um enorme prejuízo ambiental, gerando diversos impactos, tais como: atração de pragas urbanas (ratos, baratas), poluição dos rios, impermeabilização do solo e incrustações/ entupimentos nas tubulações, dentre outros.
Para combater esse problema, a UFBA, através da CMA/SUMAI, implantou o Programa de Reciclagem de Óleo Vegetal Residual (PROVER), com o objetivo de promover o manejo ambientalmente responsável desse resíduo, oferecendo aos restaurantes/cantinas situados em suas dependências, alternativas para destinação adequada desse material.
A Cooperativa de Coleta Seletiva, Trabalho, Produção e Proteção Ambiental – CAMAPET – foi a primeira selecionada para recolher esse tipo de resíduo na universidade. As cantinas/restaurantes participantes receberam da cooperativa uma bombona de 50 L para acondicionamento dos resíduos de óleo. As bombonas são recolhidas, mensalmente, por colaboradores de empresa terceirizada e armazenadas no galpão de resíduos da Coordenação de Meio Ambiente até a coleta pela Camapet.
Na cooperativa, o óleo vegetal residual passa por um pré-tratamento, no qual é peneirado, para retirada de sujidades grosseiras, e armazenado em tanque de 1000 litros. Posteriormente, o resíduo é transportado em caminhão tanque até a planta da Rede Social Óleo Bahia, situada no município de Camaçari, onde o óleo passa por um tratamento mais refinado. A partir desse processo, obtém-se um óleo de melhor qualidade, que é comercializado com a Petrobrás para a produção de biocombustível.
A Coordenação de Meio Ambiente também disponibiliza pontos para recebimento de resíduos de óleo vegetal gerados pela comunidade universitária e do entorno. Atualmente, a UFBA conta com 10 (dez) pontos para descarte de óleo vegetal usado, situados nas seguintes Unidades: Sumai, Escola Politécnica, Restaurante Universitário, Escola de Administração, Escola de Enfermagem, Pavilhão de Aulas Raul Seixas (São Lázaro), Escola de Belas Artes, Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Residência Universitária R1, Residência Universitária R5. Para doação, os resíduos devem estar acondicionados em garrafas pet.
Através desse programa, a UFBA já encaminhou para tratamento e reciclagem cerca de 3.035 Kg de resíduos de óleo vegetal usado, prevenindo a poluição do solo e corpos d’água e promovendo geração de renda para a cooperativa parceira.
Conheça o passo a passo para descartar seus resíduos de óleo adequadamente: