Política Ambiental

 

 

A Coordenação de Meio Ambiente (CMA) da Sumai vem empenhando esforços, desde o ano de 2016, para construir, de forma democrática, a Política Ambiental da UFBA, com o objetivo de estabelecer as principais diretrizes, princípios e objetivos da universidade no seu trato com o meio ambiente e formalizar o seu compromisso com a promoção da sustentabilidade.

A metodologia adotada envolveu a realização de 6 (seis) debates públicos, a aplicação de questionário físico e online e a organização de uma agenda de eventos e atividades acadêmicas, com o objetivo de coletar propostas para essa política. Toda essa agenda teve como objetivo tornar a construção da Política Ambiental da UFBA um processo amplamente participativo, envolvendo toda a comunidade acadêmica e trazendo propostas de qualidade, referendadas por autoridades acadêmicas da área.

Além dos debates, foi aplicado um questionário de percepção ambiental, com o objetivo de avaliar a opinião da comunidade de estudantes, servidores, professores e funcionários terceirizados quanto ao desempenho ambiental da UFBA, diagnosticar os principais problemas ambientais dos campi e conhecer as principais demandas e prioridades para a gestão ambiental institucional. Os questionários foram aplicados fisicamente, durante o Congresso UFBA 70 Anos, e virtualmente, utilizando a plataforma Google, obtendo-se mais de 800 respostas.

Em 2017, foi realizado o I Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior (I FBGA), criado pela CMA, com o objetivo de ser um espaço permanente para debate, troca de experiências e ideias inovadoras, no campo da gestão ambiental, entre as instituições de ensino superior baianas públicas e privadas, contribuindo para o reforço e consolidação de valores coerentes com uma política de desenvolvimento institucional socioambientalmente sustentável. O evento continua sendo realizado anualmente e, a partir dos debates e apresentações de trabalho pelas diversas IES, vem trazendo importantes contribuições para a construção da Política Ambiental da UFBA.  

O ano de 2018 foi muito importante e produtivo para o processo de construção da Política Ambiental da UFBA. Nesse ano, foram realizadas duas importantes atividades, coordenadas pelo Prof. Dr. Pedro Luís Bernardo da Rocha (IBIO-UFBA): a atividade interdisciplinar Ecologia e Gestão Ambiental e as disciplinas de pós-graduação BIO B58 – Sustentabilidade e BIO D58 – Ciência e Políticas Ambientais, ambas com o objetivo de apresentar ideias e propostas para inclusão no texto da Política Ambiental. Ao final das disciplinas, as turmas apresentaram seus relatórios finais com todas as suas contribuições.

Todas as informações, propostas e contribuições obtidas a partir das diversas atividades e eventos realizados ao longo desses anos foram compiladas na forma de um relatório técnico, visando subsidiar a elaboração de uma minuta da Política Ambiental.

No final do ano de 2021, foi criada uma comissão para construção dessa minuta, composta pelo Coordenador de Meio Ambiente, Prof. José Antônio Lobo dos Santos, e pelos servidores Carina Carvalho de Araújo Oliveira (Eng. Sanitarista e Ambiental), Cíntia Brito de Souza Galheigo (Bióloga) e Ighor Costa Barreto (Farmacêutico). A proposta de Política Ambiental elaborada foi encaminhada para a Administração Central da UFBA e encontra-se em fase de apresentação e discussão para aprovação.