Pilhas e Baterias

Gerenciamento de resíduos de pilhas e baterias na UFBA

 

 

 

 

Nos campi de Ondina e do Canela da UFBA, é possível encontrar coletores adequados para o descarte de pilhas e baterias usadas. Instalados pela Sumai em locais estratégicos, os coletores visam facilitar o descarte destes materiais, que não podem ser misturados com lixo comum.
 
 
 
 
 
No total, há 28 pontos de coleta de pilhas e baterias, destes, 18 encontram-se em Ondina e 10 no Canela.
 
É importante lembrar que pilhas e baterias possuem metais pesados, tais como chumbo, mercúrio e cádmio em sua composição e, por isso, são classificadas como resíduos perigosos, demandando descarte especial.
 

O gerenciamento desse resíduo na UFBA envolve o descarte adequado pela comunidade nos coletores específicos, a coleta, o transporte, a triagem, a limpeza, a pesagem e o acondicionamento das pilhas e baterias em sacos plásticos e caixas de papelão, bem como o seu armazenamento no galpão de resíduos da Coordenação de Meio Ambiente.

Os materiais recolhidos são encaminhados, através da logística reversa, para o programa Descarte Green Pilhas e Baterias, financiado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), sendo destinados para reciclagem. 

Desde o início das coletas, a UFBA já encaminhou para reciclagem quase 2 toneladas de pilhas e baterias.

 

 

Texto: Sofia Nachef / Revisão: Rafael Andrade e Carina Oliveira