Em fevereiro de 2013, a UFBA iniciou a implantação de seu Programa de Coleta Seletiva Solidária, o Recicle UFBA, com o objetivo de promover a segregação dos resíduos recicláveis (papéis/papelões, metais, plástico e vidros) gerados na universidade e doá-los para cooperativas de catadores da cidade de Salvador/BA. Dada a extensão da universidade, o programa foi dividido em 4 (quatro) etapas, cada uma contemplando determinado número de unidades dos campi de Salvador.
Desde então, muitos foram os avanços conquistados e, atualmente, a universidade já conta com quase todas as suas unidades participantes.
Na UFBA, é adotado um modelo com 3 cores de coletores: o azul, para papel e papelão; o amarelo, para metais, plásticos e vidros juntos; e o cinza, para não recicláveis. Nos setores administrativos, são distribuídos coletores azuis pequenos (12 L) para segregação apenas do papel, enquanto nas áreas comuns internas são distribuídos conjuntos com coletores maiores (em torno de 100 L), nas três cores, para segregação de todos os recicláveis. Nas áreas externas, são utilizados coletores com suporte fixo no chão, nas cores amarela, para recicláveis, e cinza, para não recicláveis.
O recolhimento dos recicláveis nos coletores disponibilizados para a comunidade acadêmica é realizado pelas equipes de limpeza interna das unidades, que são devidamente treinadas. Os materiais recolhidos são armazenados em contêineres específicos até a coleta pela Coordenação de Meio Ambiente.
Os recicláveis coletados nas unidades são transportados em caminhão baú de pequeno porte e armazenados no galpão de resíduos da Sumai, no campus de Ondina. Nesse local, os materiais são pesados de acordo com a unidade que os descartou e dispostos em baias até a coleta pela cooperativa.
As cooperativas de catadores recolhem os materiais no galpão da Coordenação de Meio Ambiente, com frequência semanal, normalmente às segundas-feiras, utilizando caminhão próprio. Dentre as cooperativas que já receberam doação da Universidade pode-se citar: Cooperativa Caçadores da Nova República (CANORE), Cooperativa de Reciclagem e Serviços do Estado da Bahia (Coopers), Projeto Ação Reciclar – Paciência Viva, Cooperativa de Recicladores de Lixo (Cooperlix).
Os quantitativos totais anuais de resíduos coletados e doados para as cooperativas revelam que a universidade já encaminhou para reciclagem, entre os anos de 2013 e 2021, quase 370 toneladas de materiais, incluindo papéis, papelões, metais, plásticos e vidros, beneficiando o meio ambiente e transformando resíduos em emprego e renda para os catadores das cooperativas.
Para saber mais, clique aqui e assista ao vídeo sobre o programa!