UFBA conquista prêmio A3P de melhores práticas de sustentabilidade

 

A Universidade Federal da Bahia foi vencedora, pelo júri popular, na categoria “gestão adequada dos resíduos gerados" da 10ª edição do Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. O resultado foi divulgado na quinta-feira (28/11) durante cerimônia realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília, quando o programa ambiental “Recicle UFBA" foi premiado.

O Prêmio A3P é um evento bienal, realizado desde 2009, que tem por finalidade reconhecer as iniciativas implementadas no âmbito da administração pública que contribuam para a sustentabilidade, promovam responsabilidade socioambiental e que colaborem para a melhoria do ambiente organizacional e do meio ambiente. É uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O “Recicle UFBA” é um programa de coleta seletiva solidária administrado pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA, que viabiliza a segregação adequada dos resíduos na universidade, ajuda a minimizar impactos na natureza e contribui para a geração de trabalho e renda para agentes ambientais. O programa foi implantado em 2013 na UFBA, e encaminhou cerca de 490 toneladas de materiais recicláveis para cooperativas de catadores da cidade de Salvador.

A 10ª edição do Prêmio A3P contou com um total de 128 iniciativas inscritas concorrendo a 6 categorias. Na etapa do júri popular teve votação aberta ao público via formulário de pesquisa online da A3P e a UFBA foi a instituição mais votada de sua categoria. A conquista do Prêmio A3P 2024 representou um marco importante para a UFBA, demonstrando o compromisso da instituição com as melhores práticas de gestão ambiental no serviço público brasileiro e com a eficiência na administração pública, e tendo o reconhecimento da comunidade.

A cerimônia de premiação está disponível no canal do Youtube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para acessá-la clique aqui.

 

Sobre o programa Recicle UFBA

Na UFBA, é adotado um modelo com 3 cores de coletores de resíduos: o azul, para papel e papelão; o amarelo, para metais, plásticos e vidros juntos; e o cinza, para não recicláveis. A segregação inicial dos resíduos é essencial, mas esse é apenas o primeiro passo do fluxo da coleta seletiva na universidade.

Os resíduos segregados pela comunidade acadêmica são coletados separadamente pelas equipes de limpeza interna das unidades e armazenados temporariamente em contêineres específicos. Uma vez por semana, o material é recolhido pela equipe da Coordenação de Meio Ambiente da Sumai, identificado e transportado em caminhão baú de pequeno porte.

No galpão de resíduos da Sumai, os recicláveis são pesados, organizados e armazenados até a coleta pela cooperativa. O recolhimento pelas cooperativas parceiras é realizado semanalmente.

Clique aqui para assistir ao vídeo institucional do programa Recicle UFBA.

 

 

 Texto: Rafael Andrade / Revisão: Carina Oliveira

Galeria de Fotos: