O campus Ondina/Federação da UFBA possui uma densa área verde, o que atrai diversas espécies de animais, desde pequenos invertebrados até vertebrados bem conhecidos da gente como os mamíferos e as aves.
A diversidade animal dos campi, apesar de pouco conhecida, é de tamanho significativo se considerarmos o meio urbano em que se encontra. De acordo com estudos de BRITO, C. R. 2008, somente de insetos são 6 ordens, podendo conter uma infinidade de espécies em cada uma. Conta também com 16 espécies de mamíferos, 11 de serpentes, 12 de anfíbios, 68 de aves e muito mais!
Esses animais vivem entre os fragmentos de Mata Atlântica que rodeiam os prédios da universidade e é comum que alguns deles adentrem as unidades em busca de abrigo e alimento. Assim, a Coordenação de Meio Ambiente - SUMAI, em parceria com o Escola de Medicina Veterinária, o Ambulatório de Animais silvestres (Sase) e o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP) realiza ações de resgate e salvamento de fauna.
Essas ações consistem no manejo adequado de animais encontrados feridos e doentes ou instalados em locais inadequados nas unidades, por exemplo, sariguês que se alojam constantemente nos forros das unidades, bem como iguanas, cobras e até mesmo bichos-preguiça, que muitas vezes são encontradas debilitados, fora de seus habitats naturais e em trânsito entre as áreas verdes. Esses animais são encaminhados para cuidados veterinários, quando necessário, e, posteriormente, devolvidos às áreas verdes do próprio campus.
Além de resgate e salvamento, a CMA desenvolve outras ações que visam o manejo e conservação dos animais silvestres dos campi da UFBA, são elas:
- Campanhas educativas;
- Instalação de Pontes Suspensas para o deslocamento seguro da fauna arborícola;
- Plantio de árvores frutífera, atrativas da fauna.
Apesar de estarem em uma área urbana, aqui é a casa deles! Eles sofrem com a degradação do seu habitat e com a expansão dos centros urbanos, por isso, precisam de proteção. Cada espécie tem sua importância e prestam uma série de serviços ecológicos, como por exemplo, a polinização e o controle de pragas.
Caso você identifique um animal silvestre em situação de risco ou em local inapropriado na UFBA, não faça nada contra o animal e entre em contato conosco imediatamente. (71) 3283-5827 / 6012