Semana do Meio Ambiente: Programação da CMA envolveu roda de conversa, sessão de cinema e plantios de mudas na UFBA

Foto: Acervo Sumai

 

Entre os dias 05 a 07 de junho, na semana em que se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente, a Coordenação de Meio Ambiente (CMA) da Sumai realizou ações ambientais na UFBA. Estes momentos foram essenciais para reunir a comunidade acadêmica e demais interessados em prol da conscientização e mobilização por um meio ambiente mais conservado, sobretudo, nas áreas da universidade.

 

A Semana Nacional do Meio Ambiente, amparada pelo decreto nº 86.028 de 27 de maio de 1981, é comemorada em todo o território brasileiro. O referido período engloba o Dia Mundial do Meio Ambiente, datado em 05 de junho. Nesta data, pela manhã, a CMA realizou o plantio de mudas no campus de São Lázaro da UFBA. A atividade, amplamente divulgada para o público interno e externo, abriu a programação da CMA para a semana do meio ambiente. No plantio, fez-se presente o diretor do campus de São Lázaro, Marcelo Mello, e demais servidores da unidade, além da equipe responsável pela manutenção e limpeza das áreas verdes. Dentre as principais árvores plantadas, destaca-se o pau ferro, a quaresmeira e a chuva de ouro. As árvores receberam placas de identificação, entregues pelo Instituto de Biologia da UFBA.

 

Neste mesmo dia, pela tarde, aconteceu uma sessão de cinema na Saladearte Cinema da UFBA com a equipe responsável pela limpeza e manutenção das áreas verdes. Os filmes exibidos, "Quentura" e "Yarang Manin", fizeram parte da programação da Mostra UFBA Ecofalante e destacaram de forma impactante como as mudanças climáticas estão afetando as comunidades indígenas.

 

Na sexta-feira (07) pela manhã, encerrando o calendário de comemorações da semana do meio ambiente, a CMA realizou o plantio de mudas no campus de Ondina, próximo à Praça das Artes. No total, em São Lázaro e Ondina foram plantadas 70 mudas nativas, exóticas e frutíferas atrativas da fauna brasileira. Além disso, 10 plantas ornamentais foram entregues para as unidades. Logo após o plantio, os membros presentes reuniram-se em uma roda de conversa, mediada pelo professor Dr. Antônio Lobo em parceria com a Feira Agroecológica da UFBA, o grupo de pesquisa Geografar e a Cáritas Regional Nordeste 3. A temática discutida foi “a importância da preservação dos biomas no combate às mudanças climáticas”. 

 

Na ocasião, professores da Universidade utilizaram do espaço para externar da sala de aula o debate acerca das mudanças climáticas. Destaca-se a presença e participação das professoras Josanídia Santana, professora do IBIO e coordenadora da Feira Agroecológica da UFBA, Maria Aparecida José de Oliveira, do IBIO, Guiomar Germani, do grupo Geografar, e Lela Queiroz, da Escola de Dança. A participação de estudantes, servidores e comunidade UFBA foi essencial, enriquecendo ainda mais o diálogo.

 

Texto: Sofia Nachef / Revisão: Rafael Andrade e Carina Oliveira

 
Galeria de Fotos: